Unidas pela Educação.

Unidas pela Educação.
Andressa, Tânia, Talita Albuquerque, Priscila, Viviani e Talita Resende, juntas formamos um grupo de mulheres, meninas, amigas, algumas mães e esposas, sonhadoras, carinhosas e inteligentes, mas acima de tudo um grupo que acredita que a educação de nosso país pode melhorar, se cada um fazer a sua parte, juntos podemos fazer a diferença! O intuito do nosso blog é divulgar, para você, nossas experiências vividas na infância e expectativas relacionadas à educação.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Identificação de Gêneros: jogando e brincando em universos divididos


Sissi Aparecida Martins Pereira
Ludmila Mourão


                                        Fonte da Imagem: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos

As autoras Pereira e Mourão realizaram uma pesquisa na escola de educação infantil (CAIC-RJ),para investigar porque as crianças depois de maiores queriam se separar:meninas x meninos.Verificou-se também que esta separação era reforçada pelos professores e pela instituição escolar ao interferirem nos jogos e brincadeiras.
A educação escolar favorece os agrupamentos por sexo, reforçando-os através de atitudes, palavras e rituais que vão incutindo nas crianças a ideia de separação de meninos e meninas. (Pereira e Mourão, 2005).
Como futuras educadoras, devemos nos atentar a estes hábitos  que se tornaram comuns no dia a dia escolar, para que não ocorra o risco de  valorizar e perpetuar estes padrões de comportamentos diferenciados entre os sexos. Afinal é na escola que se aprende o que é certo ou errado, nossos padrões éticos e morais são construídos com base no que aprendemos e vivenciamos, o educador se torna a principal referência para a criança.



Viviani Andrade

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